- Miss Abacar
O poder do NÃO
Família querida deste espaço mágico!
Espero que estejam bem, sãos, saudáveis, leves, felizes e em paz.
Eu estou muito bem e a SOMAR e SEGUIR, como sempre!
Hoje, diferente dos outros dias, quero falar um bocado de uma palavra que eu particularmente acho MAGICA, o NÃO.
6ª feira passada sai do trabalho por volta das 18h, depois de uma semana intensa, produtiva e cansativa da jornada de Bancaria, blogger, estudante e encarregada de educação de uma adolescente. Tudo que me apetecia era tomar um banho quente e longo, beber duas castle lites geladas, comer o água de sal de galinha cafreal e manga seca e DORMIR 8h seguidas.
Nesse entretanto recebo a chamada da minha irmã (a famosa chamada dos meus irmãos as 6ªf para saber como correu a semana e para saber se tem ou não acesso a mim durante o final de semana) e durante a conversa perguntou se não ia a um evento que fomos convidados e eu disse que não, que não me apetecia sair de casa.
Com um riso alto ela me diz:
“…Madu tu sempre foste fiel as tuas vontades. Sempre que estas Numa situação que não te faz bem te retiras, não importa quem estiver, onde for e nem como for. Desde bebe que ouvimos dizer vários NÃOs por dia. Isso fazia confusão aos pais, até que finalmente, quando entraste para escola e começaste a conviver mais com outras crianças eles perceberam que tu és tão transparente e fiel as tuas vontades e desejos que só lhes cabia aceitar e respeitar. Se não estivesses a desrespeitar a ninguém e a fazer o que fazias para o teu próprio bem, eles aceitavam. E cresceste e aprimoraste”.
Fiquei uns minutos caladas a absorver a verdade que a minha irmã acabava de me revelar e faz todo sentido.



Soa um bocado cliché, mas eu sou muito apaixonada por mim e por isso coloco-me sempre em primeiro lugar, SEMPRE. Desde cedo que aprendi a amar e respeitar a mim e as minhas vontades. Foi me ensinado não prejudicar a ninguém e nesse ninguém estou em primeiro lugar.
Assisto e vejo muitas pessoas que prejudicam suas vidas, fazem somente vontades de outras pessoas ou vivem sempre infelizes e em busca de felicidade externa somente pelo fato de não dizerem NÃO para outras pessoas e para agradar os outros. Eu não me perdoaria e não conseguiria viver com esse peso.


Acima de tudo quero deixar claro que NÃO nem sempre significa “negação”. O NÃO me impõe limites.
Me protege da impossibilidade ou improbabilidade de fazer algo que muito provavelmente me colocaria numa situação que não me agrada.
A conclusão que cheguei foi que precisa de AMAR e RESPEITAR MUITO para ter a coragem e discernimento de se colocar sempre em primeiro lugar. Pode soar egoísta mas eu acredito cegamente que para sermos seres humanos capazes de mar os outros, temos primeiro que nos amar e cuidar.
Não se oferece o que não se tem!





GLAM TEAM:
Kimono: XIZORO
Maquilhagem: C.M MAKEUP
Cabelo: HAIR CROWN
Unhas: DEISY MIRA NAILS
Fotografia: KAYMO DE LURDES
Com amor,
Madina