• Miss Abacar

FIQUE EM CASA POR FAVOR!


Ola família, Espero que estejam bem e que a semana esteja a correr bem! Eu estou bem e a trabalhar por casa. Esta ser uma experiência diferente e extremamente desafiadora porque tenho que ser extremamente disciplinada e organizada para conseguir cuidar da minha casa, cozinhar, organizar a agenda do dia, cuidar das minhas pessoas e estar a trabalhar no Absa, porque apesar de estar em casa não estou de férias. Segundo o Ministério da Saúde, se os cuidados básicos para conter o vírus não forem tomados, o número de infectados confirmados em Moçambique que é de 8 pessoas, pode multiplicar em apenas dias, como aconteceu na China, na Itália e na vizinha África do sul. O Presidente da Republica, no informe feito na noite da passada 2ª feira, dia 30 de marco de 2020, anunciou que esta declarado o estado de emergência, assente no nível três do plano de contingência do Covid 19, que restringe a aglomeração de mais de 10 pessoas, a aglomeração no sector comercial, obrigada a redução severa de funcionários a trabalharem de forma presencial e proíbe a realização de todos eventos, actividades desportista e cultos. Estas medidas vieram reforçar as que já tinham sido tomadas e anunciadas nos informes passados, que passam pela motivação ao isolamento social, a quarentena obrigatória a todos que estiveram em países de risco ou expostos a pessoas infectadas e vem reforçar a necessidade que todos temos de ser vigilantes, responsáveis e sérios no cumprimento das recomendações. O momento é de aumentar os cuidados com a prevenção e isso vale para todos. Ao se proteger, você evita que o problema avance e protege todos ao seu redor.


Se puder ficar em casa, fique.   Primeiro para se proteger e depois para proteger as outras pessoas. Apesar de não se encaixar no grupo de risco, isso não impede que você tenha coronavírus e assim, acabe contraindo os sintomas da doença. Além disso, é importante pensar na responsabilidade que temos com os outros, especialmente as pessoas que são mais vulneráveis aos efeitos do vírus, que são pessoas com mais de 60 anos e pessoas de todas idades com problemas cardíacos, respiratórios e com diabetes. Não é momento de pânico. Toque sua vida normalmente, tomando sempre os cuidados de prevenção. Existem algumas dicas bem simples e capazes de fazer o trabalho em casa ser tão sensacional quanto parece.


Eu vou partilhar abaixo algumas que li no blog brasileiro O MEU NEGOCIO e que estão a funcionar perfeitamente bem comigo: 1 - Crie um local de trabalho Demarque seu território. Estabeleça um cómodo da casa como o seu escritório. Coloque lá tudo o que você precisa para realizar o trabalho apropriadamente. Dê preferência a locais silenciosos da sua casa. Fuja do cómodo cuja janela dá para o playground do prédio, por exemplo. Cómodos arejados e bem iluminados também são uma boa pedida. 2 - Estabeleça uma jornada de trabalho razoável Trabalhar em casa não significa que sua jornada diária de trabalho deve ser menos produtiva. Estabeleça uma carga horária de trabalho e cumpra-a à risca. 3 - Evite distracções Embora você esteja em casa, aquele é seu local de trabalho. Resolver problemas pessoais durante o horário de trabalho também está fora de questão. Você e as pessoas têm de entender que você está em casa, mas está trabalhar. 4 - Comunique-se Estabeleça internações com quem quer que seja que você trabalhe. Seu chefe, colegas, clientes ou fornecedores. Lembre-os de que você existe. O trabalho remoto pode ser uma armadilha, se você se torna apenas e tão somente o desconhecido atrás do computador. 5 - Tenha uma lista de tarefas Disciplina é a palavra-chave. Trabalhar em casa pode gerar distracções que afectam sua produtividade. Tenha uma lista exequível de tarefas a ser realizadas durante o dia e obrigue-se a cumpri-la. Essa é uma boa forma de manter-se produtivo e disciplinado, mesmo no conforto do lar, e de não deixar que seu home-office acabe se transformando em um fardo.


6 - Faça pausas Pausas são fundamentais para espairecer as ideias e seguir para a próxima tarefa. Também podem ser úteis para ajudá-lo a resolver um problema aparentemente insolúvel, porque dá o distanciamento, muitas vezes, necessário para enxergar a situação como um todo. 7 - Busque conctato humano Não se trata, aqui, de andar pela rua procurando pessoas que oferecem abraços de graça, mas também você não quer acabar se transformando num ermitão que trabalha de casa, há semanas, sem tomar banho, com roupas mal cuidadas e barba por fazer, sem nem sequer lembrar o som da própria voz. Quando possível, evite fazer as iterações com colegas, clientes, chefe ou fornecedores somente por e-mail ou programas de mensagens instantâneas. Use o telefone no dia-a-dia do seu trabalho. Escute a voz de outros seres humanos. Trabalhar em casa pode, muitas vezes, ser solitário. 8 - Mantenha seu local de trabalho organizado Assim como no escritório convencional, um local de trabalho organizado facilita sua vida e aumenta sua produtividade. Lembre-se que o principal beneficiado por um ambiente de trabalho limpo e bem organizado é você, mais ninguém. 9 - Saia do trabalho no fim do dia Sua jornada de trabalho chegou ao fim? Óptimo. Levante-se e vá embora do escritório, mesmo que ele fique na sua casa. O importante aqui é não se tornar um refém do trabalho dentro da própria casa. 10-Não viva de Pijama Apesar de estar em casa, não significa que deve estar de pijama 24 por dia. Opte por looks confortáveis e que sejam o seu estilo. O mais importante desta jornada toda é o auto-descobrimento. Aproveite para curtir a sua casa, o seu lar e para recarregar as energias. Aproveite também para cuidar do corpo, da pele, da alma e de experimentar todas as receitas que ficou de fazer.


Cuidem por favor de vocês! Fotografia: PEREGRINO FOCUS Foi um prazer trabalhar contigo P. Tens muito talento Just keep going Com amor, Madina

5 visualizações

MISS ABACAR 2017