• Miss Abacar

Upcycling Campaign- Green is the New Black


Dia feliz, familia!

Espero que vocês e vossas famílias estejam bem!

Eu estou perfeitamente bem e a ter uma semana agradável e super produtiva.


Na 6ª feira da semana ante passada foi ao ar o segundo episodio do Ellputo Music Experience que podem sempre assistir aqui e que esta imperdível. Por favor assistam e deixem-me saber o que acharam.

Hoje tenho a honra e o privilegio de contar um bocado de ser sido convidada para fazer parte do ensaio fotográfico com a Alta Comissaria do Reino Unido em Moçambique, a NneNne Iwuji-Eme.


É daquelas experiências que vou levar para vida não só pela maravilhosa equipe que esteve envolvida no processo de organização , produção e realização deste trabalho , mas também pela importância que a mesma tem na preservação do meio ambiente, a nossa casa.


Cinco designers do projecto Green is New Black Mozambique (GNBMZ) ,financiado pelo Reino Unido, criaram peças inspiradas em quatro estados de espírito da mulher moderna usando técnicas e materiais de modo intencional com o objectivo de conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente, tema abordado durante o COP 26 realizado no Reino Unido, bem como mostrar o potencial da moda sustentável em Moçambique.


Podemos sim reutilizar, reciclar e re-propôr materiais e criar peças que podem ser usadas no dia a dia ou para ocasiões especiais. Podemos sim produzir uma moda mais sustentável que olha para melhores maneiras de tratar o nosso planeta e as pessoas, enquanto promove o comércio justo.

Forma escolhidos 4 temas , nomeadamente:

  1. Força e independência;

  2. Adaptação e resiliência;

  3. Deusa; e

  4. Criatividade e abundância, que é o que escolhida para representar.


Segundo o criador , no processo da criatividade tornamo-nos sensíveis, buscamos soluções e comunicamos resultados. Nestas peças manipulou os tecidos para que transmitisse a feminilidade, paz, força, alegria, leveza, abundância e principalmente a transparência que devemos ter para com a natureza. Casacos e cortinados reutilizados combinados com capulana.

Estes acessórios relembram-nos o respeito que devemos ter para com o planeta, mostrando de modo criativo como podemos reaproveitar madeira, palitos de chupa, missangas e cordas para criar algo exclusivo, elegante e duradouro.



O criativo disse também que a criatividade é o processo de tornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, desarmonia; identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e voltar a testar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados. Dentro do universo abundante da indústria têxtil busquei criar algo novo a partir daquilo que já existia usando a técnica de upcycling (reutilizar). O material principal foi o tecido de cortinados e capulanas que foi a chave da criação das roupas. As peças transmitem feminilidade, paz, força, alegria, leveza, verdade, abundância e o principal de tudo pra mim a transparência! Com tanto que já existe produzido, contribuo para o ambiente, reduzindo o desperdício e dando nova vida ao que já existe.

Os acessórios usados para ocasiões especiais remetem ao uso singular devido à sua exclusividade. Muitas vezes encontra-se no chão vários palitos de doces descartados, que também tiveram um uso singular. Estas peças inspiram-se no planeta, a sua forma redonda, mas também é um lembrete de que devemos reutilizar mais e descartar menos. O plástico tem causado muitos danos à vida marinha e devemos contribuir para que esse lixo plástico não chegue ao mar e possa ser estimado por um período mais longo e de modo mais sustentável. Carteiras e sandálias feitas com restos de madeira, palitos de chupa, missangas e cordas reaproveitados.


Amei fazer parte deste trabalho e sigo apaixonada.


Obrigada pela oportunidade!


Por favor sigam e fiquem a par das novidades na minha página e na página da @NneNne_UK @gnbmz @reginaacharumar @ellputo @biomec_prosthetics @djamilams @nefertiti_077 @p.r.e.t.u @iriamarinadesigns @iara_natty @pribai_montanha



GLAM TEAM:

Criações de: @nefertiti_077 @pribai_montanha

modelos: @NneNne @missabacar

foto: @celsozaqueu

Maquilhagem: @c.m_makeup_studio


Com amor,

Madina

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo